O Presépio e Meus (Janine) Comentários sobre este Maravilhoso Berçário de Estrelinhas-bebês



O PRESÉPIO 
ou
COLMEIA DE ABELHAS
ou
A MANJEDOURA
ou 
BERÇÁRIO DE ESTRELINHAS

M44




Aselli.  Gama e Delta Cancri. 
Gama é chamada de Asellus Borealis e Delta, de Asellus Australis

Asellus Australis situa-se exatamente na linha da Eclíptica enquanto Asellus Borealis fica um tantinho mais ao norte, porém ambas na mesma Ascensão Reta, quase 9h.

Aselli representam os anos (jumentos, mulas) escondidos por Baco e Vulcano durante a guerra entre os Deuses e os Titãs.  O berro desses animais assustou de tal forma os Titãs que estes fugiram e os Deuses, em gratidão, carregaram ambos os jumentos e sua manjedoura (O Presépio, M44) para os céus.

As estrelas cor de palha conhecidas como a Mula do Norte (Delta) e a Mula do Sul (Gama), na língua latina asellus, situadas no corpo do Caranguejo.

Mario Jaci Monteiro - As Constelações, Cartas Celestes
excerto de Cancer, o Caranguejo


Open star cluster M44.
NOAO/AURA/NSF



http://www.nightskyinfo.com/archive/m44_open_cluster/


Messier 44, também conhecido como PraesepeM44NGC 2632, ou Cr 189, é um aglomerado estelar aberto localizado na constelação deCancer. É um dos aglomerados estelares mais próximos do Sistema Solar, e contém uma população estelar maior que a maioria dos aglomerados próximos. É visível a olho nu; por isso é conhecido desde a antiguidade. O astrônomo clássico Ptolemeu o chamou de "a massa nebulosa de Cancer," e foi um dos primeiros objetos que Galileu estudou com seu telescópio.2
Messier 44 é melhor observado quando Cancer está alto no céu; em latitudes do norte isso ocorre durante o fim da tarde de fevereiro a março.

É conhecido desde os tempos pré-históricos. Gregos e romanos compararam esta "nebulosa" à manjedoura, associando os dois jumentos às estrelas Gamma Cancri, pertencente à classe espectral A1 V e de magnitude aparente 4,7, distanciado da Terra em 155 anos-luz, e Delta Cancri, pertencente à classe espectral K0 III e de magnitude aparente 3,9, distanciado da Terra também em 155 anos-luzErastótenes relatou que esses foram os jumentos nos quais os deuses Dionísio e Sileno montaram na batalha contra os Titãs, que ficaram amendrotados com o zurro dos animais e que por isso os deuses venceram. Como recompensa, os jumentos foram levados ao céu junto com a manjedoura. O poeta grego Arato referiu-se a esse objeto como a "Pequena Névoa". Hiparco, em 130 d.c., incluiu o aglomerado em seu catálogo estelar, chamando-o de "Pequena Nuvem" ou "Estrela Nebulosa". Ptolomeu menciona-o como uma de sete "nebulosas" em seu Almagesto, localizado no "peito do caranguejo". Também aparece em uma carta estelar de Johann Bayer, de 1600, como um "Nubilum" (objeto nebuloso).3

Galileu Galilei foi o primeiro a resolver as primeiras estrelas individuais do aglomerado. Declarou que "a nebulosa chamada Presépio, que não é apenas uma única estrela, mas uma massa de mais de 40 pequenas estrelas." Foi visto por Nicholas-Claude Fabri de Peiresc, o descobridor danebulosa de Órion, que também resolveu suas estrelas mais brilhantes em 1611. Simon Marius, um ano mais tarde, também disse ter observado o aglomerado. O astrônomo francês Charles Messier adicionou-o em seu catálogo em 4 de março de 1769 após medir com precisão sua posição no céu. Junto com a Nebulosa de Orion e o aglomerado Plêiades, sua inclusão ao catálogo foi curiosa, visto que a maioria dos outros objetos Messier são menos brilhantes e facilmente confundidos com cometas. Uma possiblidade é que Messier queria ter um catálogo maior que o de seu rival científico, Lacaille, cujo catálogo de 1755 continha 42 objetos, entã ele adicionou objetos brilhantes e bem conhecidos.

..................
Como muitos aglomerados estelares, Messier 44 passou por segregação de massa.5 6 7 Isso significa que estrelas brilhantes e massivas estão concentradas no núcleo, enquanto as mais fracas e menos massivas estão na periferia.
...................Messier 44 contém pelo menos 1000 estrelas ligadas gravitacionalmente, com uma massa total de 500-600 massas solares.5 6 Uma pesquisa recente indicou 1010 membros prováveis, os quais 68% são anãs vermelhas, 30% são estrelas como o Sol de classe F, G, e K, e cerca de 2% são estrelas brilhantes de classe A.5 Também há quatro estrelas gigantes, quatro com tipo espectral K0III e a quinta G0III.8 5 9

http://pt.wikipedia.org/wiki/Messier_44




VEJA UMA BELÍSSIMA IMAGEM DO PRESÉPIO - M44 - 

REALIZADA POR ROTH RITTER,
 ACESSANDO
http://www.darkatmospheres.com/astro/gallery/clusters/enlarge.php?fileBase=clusters_5


NGC 2632 - M 44 - Aglomerado Aberto
Ascensão Reta  08h39m     Declinação +20o.4
Magnitude fotográfica global  3,9   Magnitude fotográfica da mais brilhante estrela 7,5
 Distância kpc 0,158      Diâmetro 90’      Tipo Espectral A0




Credit and © CapellaSoft, SkyTools 2

http://www.backyard-astro.com/focusonarchive/m44/m44.html




Praesaepe, em Câncer
Situado entre as Mulas do Sul e do Norte, contendo mais de 300 estrelas fusionadas e entre Magnitude visual 6 e 12 - verdadeira maravilha de poder ser observada, como se fosse uma lua cheia de estrelinhas tímidas.

Um aglomerado situado na cabeça do Caranguejo, popularmente chamado de Colméia de Abelhas e conhecido pelos chineses pelo nome de Tseih, She Ke, Exalação dos Corpos Empilhados.

O Presépio representa a mangedoura onde Baco e Vulcano esconderam os dois jumentos - veja Aselli, mais acima.



http://cseligman.com/text/stars/messieropen.htm#44
M44 (= NGC 2632) -- Praesepe, the Beehive Cluster
Probably noted (360 to 380 B.C.E.) by Eudoxus of Cnidus
Mentioned (260 B.C.E.) by Aratos
Recorded (130 B.C.E.) by Hipparchus
Recorded (March 4, 1769) by Charles Messier
A 3rd-magnitude open cluster in Cancer (RA 08 40 24.0, Dec +19 40 12)
Click on the image (below) or the NGC link (above) for more information
Wikisky image of region near Praesepe

Historical observations

Aratos, a Greek poet was the first who recorded this beautiful open cluster as "A little mist" (260 BC). Other ancient recordings are from Hipparcos and Ptolemy. Hipparcos (130 BC) described it as "little cloud" or "cloudy star". Ptolemy in his Almagest (about 130 AD) called it "The nebulous mass in the breast (of Cancer).
Galileo was the first to resolve the cluster with the help of his telescope in 1609. He reported: "the nebula called Praesepe, which is not one star only, but a mass of more than 40 small stars".

http://www.backyard-astro.com/focusonarchive/m44/m44.html



Sven Kohle's and Till Credner's Messier Object images




MEUS (Janine) COMENTÁRIOS SOBRE O PRESÉPIO


Uma das cenas dos céus estrelados em noite escura e transparente (e sem Lua, de preferência!) que eu mais aprecio é a visão incrívelmente bela do Presépio, a Manjedoura, a Colméia de Abelhas, o Berçário de estrelinhas-bebês, M44!

A bem da verdade, é preciso que observemos esse objeto maravilhoso quase que com nossa visão enviesada, sim.  No entanto, sempre em noites bem escuras e transparentes, o Presépio nos chama atenção com sua luz tímida porém intensa - como se fosse uma lua cheia de estrelinhas!

É bem assim mesmo: uma lua cheia de estrelinhas tímidas!  Eu penso que a denominação Colmeia de Abelhas acaba sendo perfeita para M44, sem dúvida alguma!

Eu penso que existem duas formas de vermos essa lua cheia de estrelinhas: prefiro vê-las a olho nu.  No entanto, um par de binóculos de resolução baixa também pode ser uma boa escolha.

Seja como for, é sempre importante que estejamos em um lugar de céus escuros e transparentes e em noite sem Lua, de preferência.

Uma outra questão também interessante é o fato de que o Presépio se situa acolhendo a  Linha da Eclíptica e isso quer dizer que os Planetas vão passeando grudados a este belíssimo objeto.

No caso de Marte e Saturno, por exemplo, eu penso que esta passagem é sempre gloriosa.  No caso de Vênus e de Júpiter, por outro lado, eu penso que a luz desses Planetas um tanto que acaba afugentando as estrelinhas tímidas do Presépio. No caso de Mercúrio..., pelo fato deste Planeta estar sempre tão próximo ao Sol, esta luminosidade do céu matutino ou vespertino acaba impedindo nossa visão da lua cheia de estrelinhas...

Sempre que posso ver o Presépio, é certamente um momento interessante para ir trazendo meu olhar um tantinho ao sul e bem observar a Cabeça da Hydra e ir percebendo o enredilhar de seu corpo estrelado, seu Coração batendo através a estrela-alpha Hyadrae, Alphard, e ainda rastejar junto a esta belíssima e tímida constelação através o Sextante, a Taça e  o  Corvo, bem como o garboso Leão e virginal Virgem, concluindo-se, quase que imperceptivelmente, na proximidade da Balança.

Outra questão também interessante quando estamos em momento de boa observação do Presépio - momentos de céus escuros e transparentes e com a Lua bem distanciada, de preferência -, é o fato de que o Caranguejo vivencia um lugar muito próximo a uma imensa nesga esbranquiçada, um rio de algodão estrelado, a Via Láctea, cortando o céu estrelado de norte a sul... , e, no entanto, a lua cheia de estrelinhas-bebês, a Colmeia de Abelhas, esconde-se na escuridão..., quase como se fosse um quarto sem-luz porém ao lado de uma sala e de um corredor extremamente iluminados!

A constelação do Caranguejo, Cancer, é tão pequena... e ao mesmo tempo tão maravilhosa!  É um cantinho de rara beleza, de maravilhamento, de emoção sem-fim.

Com um abraço estrelado,
Janine




Programa Stellarium realizado a partir de Latitude 21S52 e Longitude 43W00